Inteligência artificial é a solução para a minha empresa?

inteligencia-artificial

Muito tem se falado em todas as mídias e, principalmente, nas redes sociais sobre a IA ou AI, que significa INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL/artificial intelligence. Antes de entrarmos na linha editorial do título desse texto, precisamos entender o que é essa tal de inteligência artificial e como é que ela realmente funciona.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência parecida à humana, avançando além da programação de ordens específicas. Os chamados “agentes inteligentes” que conseguem perceber o ambiente, entender como operar e qual a melhor forma, vêm sendo estudados e melhorados há algumas décadas.

O professor John McCarthy fez o uso do termo pela primeira vez em 1956, em uma conferência de especialistas chamada “O Eros Electrónico“, definindo como “a ciência e a engenharia de produzir máquinas inteligentes”. De Forma mais simples e clara, podemos dizer que a inteligência artificial é a capacidade de fazer ‘máquinas pensar” como seres humanos.

Para que serve a Inteligência Artificial?

Agora que você entendeu o conceito da inteligência artificial deve estar se perguntando, “tá legal mas pra que ela serve exatamente e onde ela pode ser aplicada, são só robôs?”

A IA já é uma realidade em muitas áreas e não, não se trata só de robôs. Ela já está presente nas nossas vidas em muitos contextos, como por exemplo, nos carros autônomos, nos sistemas de atendimento dos hospitais, nas redes sociais, no seu celular, no seu antivírus e até nos sites de buscas na internet.

O Google é um ótimo exemplo de empresa que todos os seus produtos têm processos de machine learning. Outro exemplo bem simples são os assistentes virtuais e chatbots que atendem clientes em sites e, provavelmente, você já até foi atendido por um!

Alexa, Siri e Google Assistance também fazem parte da Inteligência Artificial e têm ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas.

Tá vendo como a Inteligência artificial não é uma realidade distante? Na verdade, já vivenciamos ela em muitas situações sem muitas vezes nem perceber.

Quais benefícios a Inteligência Artificial traz para as empresas?

Legal, agora que você entendeu tudo isso e descobriu que já tem desfrutado da IA, pode perceber quantos benefícios isso pode nos trazer, então será que aplicá-la na sua empresa trará soluções?

Bom, se você ainda tem dúvidas, a resposta é sim, a inteligência artificial pode oferecer inúmeras vantagens para a sua empresa, incluindo:

  • Automatização de tarefas repetitivas;
  • Melhoria da eficiência operacional;
  • Tomada de decisões com base em dados;
  • Personalização e atendimento ao cliente;
  • Detecção de fraudes e segurança online;
  • Inovação e desenvolvimento de produtos;

E muitos outros benefícios.

Mas e o Chat GPT? 

Trazendo o texto para onde gostaríamos de chegar, falaremos sobre o Chat GPT: uma ferramenta que está sendo motivo de grande repercussão nas redes sociais, já que ela tem a capacidade de gerar os mais diversos tipos de conteúdos. No boom da ferramenta, chegamos a ver muitas matérias do tipo:

Fim das agências de marketing, social media e criadores de conteúdo.

Mas será mesmo que, nesse quesito, a IA pode substituir a mente humana?

Se você entrar na plataforma, vai entender que é uma tecnologia de chat, na qual são realizadas perguntas que a máquina te responde de forma totalmente racional e coerente, com escrita que tenta imitar a humada. As informações fornecidas por ela são de acordo com as disponíveis em sua programação – que até o dia em que este texto foi escrito, se limitava ao ano de 2021, ou seja, não possui informações 100% atualizadas.

Em análise profunda, é notável o quanto as informações são rasas, sem aprofundamento ou uma opinião e vivência dos fatos, ou seja, uma personalidade presente. Além de não existir uma intencionalidade por trás da resposta.

Por outro lado, se você ainda não possui alguém para te ajudar com as suas redes sociais, a ferramenta pode te ajudar, sim. Não escrevendo o conteúdo para você, mas te dando ideias para que você tenha uma luz para a criação do seu conteúdo, por exemplo… Ou seja, a ferramenta não vai fazer tudo por você, ela vai apenas te auxiliar nesse processo.

Conclusão

Em resumo, você pode, sim, utilizar os benefícios da Inteligência artificial para a sua empresa. Porém, lembre-se de que ainda não é possível substituir a mente humana. É necessário que você busque ajuda especializada para avaliar se a inteligência artificial se aplica às suas necessidades e objetivos específicos antes de tomar uma decisão. Cada negócio tem necessidades e desafios específicos que devem ser avaliados individualmente, levando sempre em consideração de forma cuidadosa as possibilidades e limitações da Inteligência Artificial.

Comente qual sua opinião sobre isso e aproveite para nos seguir nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

E caso você queira gerar conexões de verdade com o seu público, não hesite em pedir ajuda! Fale com a gente, é só clicar neste link!

Não pare por aqui

Explore nossos outros conteúdos